21 maio 2013

Desabafo = Dê Valor a Quem Você Tem!

                              



Oi meninas, tudo bom ? Bem hoje o assunto é um pouco diferente, bem delicado,  hoje vou falar um pouco sobre a morte da minha mãe, e de como estou após isto.  Então se vocês querem saber e tiverem paciência, continua lendo ta?  Vamos lá... 

Pra começar, foi em 2009, eu tinha 12 anos quando minha mãe descobriu que tinha CA= Câncer de Mama, e foi um choque pra família, ela nunca ficava doente, era difícil ela pegar até uma gripe, mais ali tivemos que ajuda-lá, apoia-lá de qualquer maneira...  Ela começou a passar por sessões de Radioterapia e Quimioterapia, diminuiu o caroço mais não o suficiente pra continuar tomando as medicações, pois já estava ficando fraca com tantos remédios fortes!  Os médicos resolveram fazer uma cirurgia para retirar todo o peito direito, para eliminar todos os caroços, pois quando retiraram encontraram 24 caroços malignos no seio!  Mais pelo menos ali já foi eliminado a fonte da doença....   Ela continuou com as sessões de quimioterapia, em quantidades menores pra não afetar tanto o organismo dela... Depois de um tempo, parou de tomar as medicações, e sempre ia ao hospital para fazer prevenções,  isso durou uns dois anos, até 2011...

Quando pensamos que ela já estava bem, apareceu outro caroço, agora no pulmão e outro próximo da garganta,  começou com as sessões novamente, radioterapia e quimioterapia,  o caroço do pescoço diminuiu e o outro do pulmão ainda estava ali, intacto ...   Mais os médicos não podiam fazer a cirurgia no pulmão para a retirada do caroço, porque não sabiam exatamente aonde ele se localizava! Isso foi até Janeiro de 2012, agora começava o pior de todos os pesadelos em nossas vidas!   


Ela tomou os medicamentos até um certo tempo, suspenderam a quimioterapia por conta das plaquetas estarem muito baixas...   Em fevereiro meu avô faleceu, e em duas semanas ela já estava de cama, ela não conseguia ficar em pé por conta das tonturas, e os ossos fracos por causa dos medicamentos, tínhamos que ajuda-lá a ir no banheiro, não conseguia tomar banho sozinha, tínhamos que senta-la na cadeira e dar banho com ela ali sentada, não conseguia comer só, eu tinha que ajuda-lá, não podia ser arroz, feijão, carne...  tinha que ser somente coisas que não precisasse mastigar, sopa, caldo, vitamina...   tudo o que ela bebia era pelo canudo, não tinha força para virar o copo na boca... (já estou chorando),  nós pensávamos que era depressão por causa da morte do meu avô, não conseguíamos leva-lá para o hospital por falta de carro, e pensávamos que aquilo logo iria passar,  isso durou um mês e meio, até que minha tia resolveu leva-lá para o hospital de qualquer jeito, e levou! No carro que ela arrumou com o genro dela...   Chegando lá, bateram um raio X e ela estava com um tumor no cérebro  e tinha que fazer a cirurgia urgente,  se demorássemos mais um pouco ela não estaria mais viva... aqueles sintomas era por causa do tumor!

Eu no meio disso tudo, só queria que Deus a livrasse desse sofrimento, tirasse essa doença dela de uma vez, só queria poder ajudá-lá de qualquer jeito, não queria vê-la sofrendo daquela maneira, todos os dias naquela cama ela olhava pra mim e dizia "Filha, se eu morrer, quero que se cuide, e faça tudo o que eu lhe ensinei, nunca sirva o mal, sempre o bem, e te garanto que vai dar tudo certo, eu não vou estar aqui pra te ajudar, mais Deus sempre vai estar com você aonde você for!". Isso nunca saiu de mim, do meu pensamento, do meu coração, sentia falta de chegar do colégio, e ver ela fazendo a comida, perguntar como foi meu dia, mandar eu fazer as coisas, sentia falta de ver minha mandando, mais em pouco tempo tive que ver minha mãe pedindo, dependendo dos outros pra qualquer coisa... aquilo doía por dentro,  mais tinha que me manter forte, não podia cair, eu tinha que estar firme pra ajudar ela no que fosse possível...  

A cirurgia foi feita e ocorreu tudo bem, ficou na UTI em observação, quando fui visitá-lá na UTI logo depois da cirurgia, quando entrei na sala e vi o leito dela de longe, não aguentei, comecei a chorar desesperadamente,  fui chegando perto e ela mal conseguia falar por causa que ainda estava sobre efeito de anestésico,  cheguei pertinho e dei um beijo na sua testa, e disse que estava ali, como ela não conseguia falar e n abria o olho, escorreu uma lágrima do olho dela, e ela deu um sorriso de leve, contei o que tinha acontecido no colégio  disse que a Xepa (minha gata) tinha apanhado do meu cachorro de novo, e disse coisas boas que estava acontecendo enquanto ela estava ali...  Mesmo sem dizer nada, sabia que ela queria saber sobre meu dia, como eu estava, o que estava acontecendo...  Só podia ter no máximo 5 visitas na sala, e uma de cada vez, entrei 3 vezes e meu pai 2!  Na ultima vez que entrei, disse que no outro dia eu voltava para ver ela...   e antes de eu sair ela disse Eu Te Amo Filha!  Chorei e disse que a amava muito ela deu um sorriso de olhos fechados, dei um beijo no rosto dela e fui embora,  nos outros dias da UTI , ela já estava melhorando e encaminharam para a enfermaria... Tudo estava correndo bem, minha amiga Keiza e a mãe dela foram visitá-lá e minha mãe mandou minha amiga cuidar de mim! Logo teve alta e já estava bem, só fraca, mais bem... tirou os pontos da cabeça, já comia, andava, tomava banho só....   e pra mim ali Deus teria ouvido minhas orações!!  

Até setembro de 2012, estava tudo bem,  até que ela começou a ficar mais fraca, os ossos doíam, (por conta da quimioterapia, os ossos delas ficaram secos e frágeis),  meu aniversário chegou e pela primeira vez, não ganhei presente dela, me pediu desculpas por não ter me dado presente, e disse que depois comprava.... Naquele momento não ligava pra presente, só queria ver a recuperação dela totalmente! Até que em um domingo,  dia 17 , fui ajudar ela a ir pra cama, e uma das pernas dela deu um estralo, não conseguiu mais andar, passou o dia sentada na cama com dor, se deitasse doía, se tentasse levantar doía, não sabíamos o que fazer, a noite minha tia a levou para o hospital, foi um sofrimento pra colocar ela no carro, mais colocamos, e foi para o hospital que ela sempre ia fazer as consultas... Mais ficou jogada no corredor, esperando atendimento e nada...  na segunda dia 18, conseguiram uma vaga pra ela em outro hospital, e levaram ela pra lá... anestesiaram a perna pra ela não sentir tanta dor, e logo iriam fazer a cirurgia... na segunda não tinha visto ela, só fui visitá-lá na terça...  Dia 19,terça, cheguei no hospital e vi ela sentada, me viu e tava meio desnorteada, não falava coisa com coisa, e eu não entendia aquilo,  dei comida pra ela, mais não queria comer...  Perguntava a mesma coisa várias vezes, trocava meu nome e não entendi porque ela estava assim, ela tinha saído de casa lucida, domingo e já estava daquele jeito?  Enfim, antes de eu sair pra ir embora, pediu pra mim não ir mais lá...  fiquei triste e disse que não iria na quarta porque tinha que estudar pra prova...   dei um beijo e sai!  Dia 20, quarta de manha, ela estava no oxigênio  falava e olhava,  a tarde, já não estava mais falando, a noite já estava sufocada, até que a medica ligou para meu pai e mandou ir, porque ela só estava esperando a hora de morrer!

Me desesperei, liguei pra minha amiga, liguei pro meu namorado, e não sabia o que fazer, não fui para o hospital porque não queria vê-lá morta!   Foi a família toda pra lá, menos eu, só sabia chorar, chorar e chorar, naquela hora meu mundo estava morrendo, e eu não podia fazer nada pra ajudar!!   Meu irmão me ligou e mandou eu ir porque ela não resistiria  até de manha!  Fui, cheguei lá, ela estava agonizando, não falava, não olhava, os olhos estavam revirados e quase desmaiei no momento que vi aquilo, entrei em choque, cheguei perto dela, disse que a amava muito, pedi perdão por tudo e a abracei ! (to chorando muito aqui) Os batimentos dela acelerou e sai de perto, sai e sentei do lado de fora da sala,  não fiz mais nada a partir dali ! Fiquei em choque, vidrei olhando pro chão, meu pai, meu irmão, minha cunhada... todos falavam comigo e não respondia, fiquei ali, parada, com a cena da minha mãe agonizando naquele quarto!   Fiquei assim por uns 20 minutos!!!  Até que levantei, olhei pro céu e disse: "Senhor, se for da tua vontade, leve ela, tira ela desse sofrimento, dessa angustia, se for pra ela continuar vivendo assim, é melhor levá-lá!! Está nas suas mãos Deus!!!",  e pedi pra ir embora, sai do hospital 1:35 da madrugada, 1:45 cheguei em casa, e as 2:00 da madrugada ela faleceu!    Não fui no velório, não aguentaria ver ela ali, dentro de um caixão, sendo enterrada...  não aguentaria!  

Até o ultimo suspiro sofrido que ela deu, foi vivendo por mim, tudo na vida dela foi por mim, "minha Filha, minha companheira, minha Letícia !!", ela não se foi enquanto não sentiu que eu estava lá... ela não se foi até sentir que eu estava ali, do lado dela!     Mãe severa, protetora, amiga, companheira...     Sinto muita falta dela, da risada dela, do abraço, dos beijos dela, dos conselhos de tudo!!!!!!!   
Infelizmente não podemos fazer nada pra trazer de volta alguém que já se foi!   Eu daria qualquer coisa pra ter ela aqui comigo hoje, bem, feliz, sem problemas, só ela aqui, do meu lado, me dando proteção como ela sempre teve!   Faz 5 meses que ela se foi, tento levar a vida normal, mais é difícil,  graças a Deus que não estou sozinha, que tenho amigos e amigas, família  e meu namorado que estão sempre comigo em qualquer situação!!  

Se você já perdeu alguém que ama muito, sabe como eu me sinto, sabe do que estou falando... Mais você que não perdeu, digo uma coisa, aproveite enquanto você tem essa pessoa com você, ame-a, diga que a ama todos os dias, não brigue, aproveite todos os momentos possíveis com essa pessoa!   Porque quando perder, não ha nada que faça voltar atrás...   







Você que leu até o final, obrigado pela paciência rs' e deixe seu comentário ai!  Beijo e até a próxima...  ;)


4 comentários:

  1. Pocha Letícia sinto muito, perdi o meu pai já faz 10 anos, e eu me lembro dele ainda, pode passar anos mais nunca vou me esquecer dele, é muito doloroso a gente perder alguém que amamos, você perdeu a sua mãe ela não está mais aqui com você, mais ela vive dentro de você, não importa como ela se foi, a doença nunca vai tirar ela de você. Que Deus console o eu coração, beijos.

    Links:

    Estrela da Manhã

    Divulgue seu blog no face

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Linda!! Realmente é difícil Lucimar, mais penso que aonde ela estiver, vai estar orando por mim ! Sinto muito pelo seu pai, que Deus lhe ilumine sempre. E nunca esquecemos de pessoas importantes, principalmente uma mãe, ou até mesmo um pai, aprendemos a conviver com essa saudade!! Beijo'

      Excluir
  2. nossa Leticia, nems ei o que faria sem minha mae. Chorei aqui lendo seu texto, foi ate dificil de ler por conta das lagrimas. Sei que ainda é muito cedo pra dor se transformar em saudades e boas lembranças. que Deus confrote o seu coraçao. bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obg Monike, é dificil... Mais tenho que seguir né ?
      Vlw pela força.
      beijos'

      Excluir

ImLeticia.com · Design por Alves Alvin · Todos os direitos reservados - Copyright © 2014 · Tecnologia do Blogger